sábado, 28 de novembro de 2009

Deus nos salve da fila dupla

A Savassi é, talvez, o verdadeiro cartão postal de Belo Horizonte. Qualquer forasteiro que ouve falar alguma coisa sobre a cidade já ouviu falar nesta região, charmosa por sua vida cultural, seus cafés, bares e gente bonita.


Exibir mapa ampliado

Porém, o olhar mais atento de quem mora nessa região não deixa escapar o que polui, inevitavelmente, esse lugar: os carros, ou melhor, os motoristas, que durante o dia transformam as ruas em estacionamentos indiscriminados sob o olhar despretensioso dos fiscais da BHTrans (empresa que administra e fiscaliza o trânsito na capital), agora impedidos por uma liminar da justiça de aplicarem multas, conforme mostra o vídeo produzido pelo Jornal da Alterosa:





Quem precisa caminhar pelas ruas do bairro sofre com motoristas que ocupam passeios, estacionam sem cerimônia em filas duplas, descumprem as placas de estacionamento rotativo. Os comerciantes exercitam um pacto de olhos pouco atentos, já que não há vagas para todos os clientes. Já quem mora em uma dessas ruas resta uma boa dose de paciência.


Revitalização


A tão sonhada revitalização do coração da Savassi parece sair mesmo do papel. A Prefeitura já abriu processo de licitação para um projeto que vai, entre outras coisas, eliminar o trânsito nos quarteirões fechados de algumas ruas, o que deve levar à exclusão de aproximadamente 200 vagas de estacionamento rotativo.
A intenção é criar um espaço de lazer e cultura, com fontes luminosas, estacionamentos subterrâneos e espaços abertos. A previsão da PBH é que as obras fiquem prontas em 18 meses. Muita gente já está investindo em negócios nesse pedaço. Os aluguéis comerciais, quando aparecem estão mais caros. O mesmo vale para os imóveis residenciais. Um apartamento de 3 quartos custa, em média, R$ 5 mil/m2, um incremento de pelo menos 30% nos últimos 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário