domingo, 22 de novembro de 2009


Ok, vou dizer o que todo mundo pensa e pouca gente tem coragem de admitir...se vamos ser dominados por alguém, que pelo menos seja por alguém inteligente. Eu admito: quero ser dominada pelo Gooooogle.

Preciso me explicar? Então vamos lá, de trás para frente:

1. Junte no mesmo caldeirão 3 sites de busca:
a. Dogpile
b. Ask
c. Bing
Somados, eles não dão meia ferramenta de busca que se apresente. São robôs que varrem a web e se aproveitam de buscas mais bem feitas de outros sites. De quem? Ora, do Google, é claro, porém, de maneira pouco eficiente.

2. Ok, então, tente o Clusty . A pergunta: “Crise na imprensa”. O resultado: Por acaso você estaria procurando ‘Cruise na imprensa’? Ou seja, nosso jornalismo foi delicadamente resumido na revista Caras. Ou seria a Quem?

3. Um mergulho profundo no Deepdyve pode te levar à conclusão de que você escolheu a profissão certa. Afinal, o site é médico, em essência. Cheguei a pensar que se tratava e uma pegadinha pedagógica ;). Alguém aí procura um psicanalista??

4. Muita gente ainda pode pensar que é implicância. Aí vamos numa tentativa mais ‘doméstica’. Radar Uol (esse tem que funcionar!!!). Funciona mezo/mezo. Mezo ruim com mezo confuso. Se eu faço uma busca em português sobre o tema “Crise na imprensa”, minha expectativa deve caminhar para algo em torno de uma resposta para uma pergunta que ronda o meu universo, certo? Pois bem, o Radar Uol me devolve, como primeiro resultado, uma outra pergunta. Dos outros 4, 3 dizem respeito à crise da imprensa norte-americana. Passo.

5. Sejamos honestos. Sobram-nos duas possibilidades: o Yahoo e o Google
Para minha grata surpresa, os dois são bem bons. O Yahoo traz boas fontes (Pedro Dória), Carta Capital e nosso dileto prof. Carlos Castilho. Para quem conhece as fontes, ótimo. Para quem não conhece, pelo menos uma segurança de estarem recebendo sugestões de qualidade.

Ainda assim, eu prefiro o Google. Seus resultados de busca são mais acertivos do ponto de vista do usuário iniciante. Para os que não são, há sempre alternativas dentro do próprio Google, como o Scholar.
Sou súdita assumida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário